Ariranha

Ariranha

A ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é um mamífero carnívoro que pertence à mesma família das lontras. Ela vive em quase toda a América do Sul, sendo encontrada em países como Brasil, Bolívia, Peru, Paraguai, Venezuela e Equador.

No Brasil, a ariranha vive principalmente na Amazônia e no Pantanal, em ambientes de água doce, como rios de correntezas lentas, riachos, lagos e suas margens. Ela prefere lugares com a vegetação mais densa, onde possam construir suas tocas.

Seu corpo alongado pode alcançar 2 metros de comprimento, com uma longa cauda achatada e patas com membranas que auxiliam na natação e a tornam ágil para se alimentar de peixes.

A ariranha está listada como em perigo pela União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Problemas como o desmatamento, a expansão da urbanização e de outras atividades econômicas têm colaborado para a diminuição da espécie. A mineração é uma das mais relevantes, devido à contaminação de mercúrio utilizado para extrair minérios dos rios.

Fonte: https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/curiosidades-animais-floresta/

Deixe um comentário