Quaresmeira

Siga nossas redes sociais!

Nome Científico: Tibouchina granulosa

Nomes Populares: Quaresmeira – flor da quaresma.

Família: Melastomataceae

Clima: Tropical e subtropical.

Origem: Brasil, América do Sul.

Altura: de 08 metros até 12 metros.

 

História: O seu nome popular deriva de um período chamado pelos católicos de quaresma, período esse de retiro espiritual para os praticantes da religião e de florescimento para a frondosa árvore.

 

Curiosidades: Símbolo da beleza e desapego é a árvore do amor incondicional e está popularmente associada a poderes curativos e místicos em várias regiões do planeta. Em algumas crenças religiosas atribuem-lhe poder de encantamentos mágicos.

 

Uso medicinal: Na medicina popular é usada para tratar infecções e como essência floral é indicada para liberar força, vitalidade e energia.

 

A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. As folhas são simples, elípticas, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras. Seus frutos são pequenos e marrons, floresce duas vezes por ano, no outono e na primavera, de onde se origina seu nome popular, como referência ao período da quaresma. Seu ciclo de vida pode durar até 70 anos. Com porte de pequeno a médio, chegando até 12 metros de altura, é bastante utilizada na arborização urbana, por compatibilizar-se bem com o mobiliário urbano.

 

Fonte:  LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. 352 p.

Quaresmeira – Tibouchina granulosa

Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/palmeira-de-saia-washingtonia-filifera.html#:~:text=A%20palmeira%2Dde%2Dsaia%20%C3%A9,e%20formam%20uma%20copa%20aberta.

 

 

Fale Conosco!