Plátano – Platanus x hispânica

Siga nossas redes sociais!

Nome Científico: Platanus x hispânica

Nomes Populares: Plátano

Família: Platanaceae

Clima: Temperado

Origem: Hibrida entre o cruzamento de espécies da Ásia e América do Norte.

Altura: acima de 30m.

História: Platanus x hispanica é o resultado da hibridação do Platanus orientalis e o Platanus occidentalis, pelo que a sua origem não se pode determinar na totalidade. O orientalis é nativo do sudoeste da Ásia e o occidentalis é originário da zona atlântica dos Estados Unidos.

Curiosidades: Talvez não saiba, mas o plátano provoca uma reação alérgica em algumas pessoas, durante o curto período que dura a sua floração, produz-se uma polinização explosiva capaz de alcançar níveis muito altos de pólen no ar.

Uso medicinal: O plátano é uma árvore com algumas propriedades medicinais que estão sendo estudadas, sendo seus compostos empregados em tratamento de bronquites e asmas. Além disso, as folhas e a casca têm propriedades adstringentes que se emprega para tratar problemas como o catarro e doenças pulmonares.

O Plátano também conhecido como bordo vermelho ou a árvore das 4 estações, tem essa fama devido ao seu comportamento diferente em cada estação, mudando as cores das folhas e produzindo flores e frutos.

Pertencente à família Platanaceae, género Platanus, a Platanus x acerifolia é uma árvore caducifólia, de crescimento rápido e grande longevidade, que pode alcançar 40 m de altura.

Possui uma copa muito bonita, frondosa de porte considerável. O tronco possui uma casca fina que vai libertando placas, adquirindo uma aparência manchada em tons de cinza, verde, castanho e branco.

As folhas são palmadas, com 5 lóbulos e terminação pontiaguda, brilhantes, lisas, verde-claras, com cerca de 20 cm de comprimento, e nervuras lanosas na página inferior. Antes de caírem no outono, tornam-se amareladas.

As flores surgem entre abril e junho. Dispõem-se solitárias ou em conjuntos de 2 ou 3 num mesmo pedúnculo. As masculinas são de um tamanho menor, globosas, pedunculadas e com um perianto duplo. Por sua vez, as femininas são maiores, encontradas penduradas em agrupamentos ao redor de um receptáculo de superfície tuberculada.

A sua madeira, que é dura, emprega-se na fabricação e elaboração de cabos, ferramentas, chapas e painéis.

 

Fonte: LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.

 

Agro 2.0 em <a href=”https://agro20.com.br/platanos/”>Plátanos são árvores nativas da América do Norte e da Eurásia</a>

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=platano+arvore&btnG

Fale Conosco!